Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Poderosos estão sendo investigados há mais de 10 anos no STF. Fim do foro privilegiado. Por que não pensar num Brasil diferente?

Publicado por Luiz Flávio Gomes
há 7 anos

https://www.youtube.com/embed/0DP0tBy40I4Por que acabar com o foro privilegiado (por prerrogativa de função) nos tribunais?

Hoje (novembro/16) estão em andamento no STF (ou sob sua direção) 362 inquéritos contra pessoas que gozam do foro privilegiado (por prerrogativa de função).

Desses, 23 inquéritos estão tramitando há mais de seis anos. Sete deles há mais de 10 anos (Folha, 6/11/16), considerando-se a data do início da investigação.

Três inquéritos dos mais longevos são: um contra Renan Calheiros (de 2007), outro contra Romero Jucá (de 2002) e um terceiro contra Jader Barbalho (que discute fraudes que teriam sido cometidas entre1997 e 2000).

No caso de Jucá, somente em 2016 (catorze anos depois) o STF autorizou a quebra do sigilo bancário do senador.

Se o STF já está abarrotado hoje, imaginem o que ocorrerá com ele depois das megadelações premiadas da Odebrecht? Só daí sairão mais umas 200 investigações. Cada investigação procria outras, porque estamos falando de um sistema político-econômico totalmente maculado. “Em cada pena que se puxa, sai uma galinha” (disse Teori Zavascki).

Mais: tramitam ainda na Corte 84 ações penais (investigação já encerrada). Lá permanecem em média 7 anos e 8 meses sem solução final.

É por isso que dezenas de casos prescrevem no STF. Já foram beneficiados com prescrição Sarney, Jader Barbalho, Collor, Maluf e centenas de outros poderosos que fazem parte da elitecracia brasileira.

Como se vê, o sistema de Justiça criminal do STF, em virtude da sua precária estrutura, está falido.

Essa falência da Justiça faz parte da cleptocracia brasileira, em que as instituições acobertam, conscientemente ou não, as roubalheiras das elites governantes e dominantes, assegurando-lhes a impunidade.

O STF, em razão da sua morosidade e do seu mau funcionamento, ainda que não propositadamente, é, portanto, um órgão cleptoconivente. Foi estruturado para isso pelo elitismo e vem cumprindo esse desonroso papel.

Os ministros reclamam da quantidade exorbitante de processos. Trabalham muito (isso é verdade). Mas vivem cuidando do urgente, sem perceber o mais importante, que seria a criação de uma nova imagem (positiva) perante a população.

O Brasil seria melhor sem essa cleptocracia?

Indiscutivelmente sim. Mas qual a razão da persistência dessa cleptocracia judicial?

Os donos da elitecracia querem sempre garantir a sua impunidade. Daí a existência do foro privilegiado (por prerrogativa de função) para mais de 20 mil autoridades no Brasil.

Isso é resquício dos tempos aristocráticos, que previam privilégios para os monarcas e para os “nobres” (ou seja, para as castas).

Solução: urgentemente, acabar com o foro privilegiado nos tribunais. Urgentemente! Ou não sairemos do atoleiro da cleptocracia (que nos deu agora o título de 4º país mais corrupto do mundo – conforme o Fundo Econômico Mundial).

O que nos compete fazer?

Agitar o discurso contra o elitismo do poder, que gerencia o Brasil como se fosse uma propriedade particular (sempre de olho somente no interesse deles).

Temos que lançar um vespeiro dentro do confessionário deles. Os donos do poder jamais abrirão mão do foro privilegiado no STF se não houver muito movimento popular.

Enquanto perdurar esse elitismo sanguessuga, a população brasileira exaurida e cada vez mais espoliada não encontrará forças para dedicar amor à terra onde nasceu, a quem nos compete servir como cidadãos, destinando nossa energia não só ao trabalho, ao estudo e à família, senão também à vida comunitária decente, que merece o melhor da nossa inteligência, os primores do nosso sentimento e o mais fecundo da nossa atividade.

  • Sobre o autorPor Um Brasil Ético
  • Publicações3444
  • Seguidores12610
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações630
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/poderosos-estao-sendo-investigados-ha-mais-de-10-anos-no-stf-fim-do-foro-privilegiado-por-que-nao-pensar-num-brasil-diferente/402371523

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

STF e vários políticos denigrem a imagem do Judiciário e do Congresso, mas os 3 citados no início do texto tem as chamadas "costas quentes" no STF. Brasil é o país da impunidade. continuar lendo

Caro professor de que adianta mudar leis, se não mudarmos o Judiciário? Sabemos que se as leis forem modificadas e o Judiciario continuar partidário, parcial e conivente ...de nada vai adiantar tirar o tal de foro privilegiado...Não é segredo para ninguém, nem para o mais leigo dos brasileiros, que O PAI e a MÃE da CORRUPÇÃO no BRASIL é o próprio Judiciário....são deles a gestão e a manutenção das Elites Cleptocratas no poder a mais de 200 anos continuar lendo

Perfeito professor continuar lendo

Um mestre sendo mestre... Compartilhando. continuar lendo