jusbrasil.com.br
26 de Março de 2017

Vaccari preso. Que isso significa?

Quatro aspectos são relevantes tratar.

Luiz Flávio Gomes, Professor de Direito do Ensino Superior
Publicado por Luiz Flávio Gomes
há 2 anos

A corrupção sempre existiu em todas as épocas e ainda acontece em todos os governos de todas as tendências ideológicas. A prisão de Vaccari (tesoureiro do PT), depois do mensalão, dopetrolão etc., tem, no entanto, um significado específico (ainda que ela seja revogada prontamente). Seria o PT o partido mais corrupto da história? Quatro aspectos são relevantes tratar.

Vaccari preso Que isso significa

Primeiro: note-se que Vaccari não foi preso por ser acusado de ter colocado no seu bolso o dinheiro da corrupção. Isso pode também ter ocorrido. Mas sua prisão se deve primordialmentepor ser tesoureiro do PT e por ter recebido a propina dos empreiteiros e outros apoiadores de campanha em nome do partido para a manutenção dele no poder. Isso significa que a corrupção do PT é sistêmica. José Murilo de Carvalho (no livro Corrupção – Ensaios e críticas – Humanitas) fez um interessante balanço histórico da corrupção. Afirma que a corrupção muda de sentido conforme cada época. No Império (1822-1889) e na Primeira República (1889-1930), o sistema todo era tido como corrupto. Não se acusava D. Pedro II, sim, o sistema. Não se acusava um único presidente da Primeira República, sim, o sistema. Não eram acusações individuais, sim, sistêmicas.

A partir de 1945, com a UDN, houve uma mudança na percepção da corrupção: ela passou a ser individualizada (Getúlio é um corrupto, diziam seus opositores). Trata-se de uma concepção moralista-individualista. O golpe civil-militar de 1964 também falava em limpar os corruptos (sonho nunca realizado, evidentemente). Collor de Melo era o caçador de “marajás”. No governo do PSDB (1994-2002) algumas foram acusadas de corrupção (para seus opositores, o sistema inteiro seria corrupto). Com o PT voltou de forma clara a percepção sistêmica da corrupção (o que afeta o modelo democrático-representativo como um todo, que foi “comprado” não somente pelos barões-ladrões, senão também pelo próprio partido).

Segundo aspecto relevante: diz respeito à independência da atuação da Justiça (Polícia Federal, Ministério Público, Juízes e Tribunais). Pela primeira vez na história os cleptocratas (acusados de ladroagem das classes sociais poderosas) são presos e encurralados às dezenas concomitantemente. Quanto melhor funciona a Justiça mais percepção se transmite da certeza do castigo. É essa certeza do castigo que pode ter relevância na prevenção da corrupção (junto com educação e medidas preventivas concretas). Não adiante apenas mudar a lei. É a certeza do castigo que vale (isso já era dito por Beccaria em 1764, mas até hoje não foi aprendido pelos demagogos nem pelos que acreditam otariamente neles).

Terceiro: no campo probatório está acontecendo uma verdadeira revolução, em razão das delações premiadas. Elas mostram o caminho do crime (bem como das provas). A PF não conseguiu muitas provas por si só. Foram as delações “revolucionárias” que possibilitaram isso. Mudança copérnica no sistema judicial.

Quarto: se a corrupção do PT está sendo percebida como sistêmica (corrupção para a preservação do partido no poder), isso tem reflexos políticos diretos em todo o partido. E alcança, logicamente, Dilma e Lula. O PT, de acordo com suas próprias pesquisas internas, nos últimos meses afundou em termos de credibilidade. Então podemos chegar ao impeachment? Algo difícil neste momento, porque apenas as classes médias estão nas ruas protestando. Elas não estão tendo o apoio nem das classes baixas (subalternas, oprimidas, marginalizadas) nem das classes dominantes (que estão encurraladas pela corrupção). No momento doimpeachment de Collor todos estavam contra ele, a começar pelo Congresso Nacional. Dilma, dividindo o poder com o PMDB (melhor entregar os anéis que perder os dedos), assegura, por ora, sua permanência no poder. As classes médias, para conseguirem mudanças políticas dependem de apoios tanto dos de cima (dos ricos) como dos de baixo (pobres e miseráveis). A opinião pública (classe média) só consegue avanços quando conta com a opinião publicada (dos ricos, que mandam na grande imprensa) bem como com a opinião popular (classes subalternas, oprimidas e marginalizadas).

https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/201012150&color=ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false

Jurista e professor. Fundador da Rede de Ensino LFG. Diretor-presidente do Instituto Avante Brasil. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). [ assessoria de comunicação e imprensa +55 11 991697674 [agenda de palestras e entrevistas] ] Site: www.luizflaviogomes.com
3,236
19.1K
Disponível em: http://professorlfg.jusbrasil.com.br/noticias/181393344/vaccari-preso-que-isso-significa

126 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Procura-se criminalizar o Vaccari e não o partido, pois todos os principais partidos, PSDB e PMDB receberam doações de mesmo vulto ou maiores, logo se o princípio é criminalizar os partidos, os três deveriam ser condenados.
Ou alguém acredita que o dinheiro que ia para o PT estava carimbado: Dinheiro Sujo.
E no dinheiro que ia para o PSDB e PMDB o carimbo era outro: Dinheiro Limpinho.
Eu deixei de acreditar no Coelhinho da Páscoa e no Papai Noel há mais de 50 anos! continuar lendo

Rogerio Maestri> Não se desespere, e pode voltar a acreditar em ambos, Coelhinho da Pascoa, e Papai Noel. Eu vou explicar porque: Na atual circunstancia, criminalizar os partidos seria decretar o fim do PT. Então o Sr. Vaccari entra como boi de piranha, sabendo que logo estará livre, leve, e solto. Lembra-se do outro tesoureiro? O Delubio Soares ? O Delubio ainda saiu como um dos heróis do PT. Quanto à sua vontade de tentar criminalizar o PSDB e O PMDB, ai o senhor terá que se contentar só com a criminalização do PMDB. Ou o senhor não se lembra que a divisão da propina era feita somente entre o PT, PMDB, e PP? O PSDB recebeu sim dinheiro de algumas das empreiteiras, mas foi só, e tudo contabilizado. Já o PT recebeu dinheiro de mais Empreiteiras, acrescido de um Plus que, eram as propinas. Agora não há mais jeito, já houve a delação premiada, e esta tudo em vídeos guardados em cofres. E se o senhor lançar um grito de socorro dizendo: E agora quem poderá salvar-me? Nós mandaremos o Chapolin Colorado em seu auxilio. E ai o senhor terá 3 personagens em quem acreditar. Porque realmente o resto está muito difícil. continuar lendo

Vaccari preso. Que isso significa?
Significa que precisou uma mulher chegar ao Poder para deixar que as instituições trabalhem! Nada de tapinhas nas costas.
O resto, é hipocrisia e partidarismo. continuar lendo