Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Pesquisa aponta para a desmilitarização da PM

Publicado por Luiz Flávio Gomes
há 10 anos

Pesquisa feita com policiais de todo o país, divulgada em 30/7/14 (veja UOL), revelou que a maioria (77,2%) diz ser a favor da desmilitarização da PM. Ainda segundo o estudo, um terço dos policiais brasileiros (34,4%) pensa em sair da corporação na qual trabalham. A insatisfação é muito grande.

Perguntados se, caso pudessem escolher, optariam novamente pela carreira na sua corporação, 43,7% falaram que sim; 38,8% responderam que não. Sobre as dificuldades que enfrentam na rotina de trabalho, mais de 80% deles citaram baixos salários, leis penais que consideram "inadequadas", contingente policial insuficiente, falta de uma política de segurança pública e formação e treinamento insuficientes.

O estudo foi realizado com 21.101 policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, bombeiros e peritos criminais de todos os Estados. Foi promovido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, pelo Centro de Pesquisas Jurídicas Aplicadas da Fundação Getúlio Vargas e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (veja UOL).

Em relação à formação, 37,5% dos policiais tiveram de seis a 12 meses de aulas durante curso para ingressar na corporação; 34,2% tiveram de três a seis meses. Outros números: 73,7% são a favor da desvinculação do Exército; 93,6% acreditam que é preciso modernizar os regimentos e códigos disciplinares; 86,7% são favoráveis ao direito à sindicalização e de greve; para 87,3%, o foco de trabalho da Polícia Militar (PM) deveria ser reorientado para proteção dos direitos da cidadania; 66,2% acreditam que as carreiras policiais não são adequadas da maneira como estão organizadas; 80,9% acreditam que as polícias deveriam ser organizadas em carreira única, com ingresso por meio de concurso público; 58,3% acreditam que a hierarquia nas polícias provoca desrespeito e injustiças profissionais.

Mais números relevantes: 86,2% afirmam que a gestão deve ser mais eficiente; 65,9% disseram ter sofrido discriminação por serem policiais; 59,6% afirmaram já ter sido humilhados ou desrespeitados por superiores; 43,2% acham que policial que mata um criminoso deve ser premiado e inocentado pela Justiça; 83,7% afirmaram que um policial que mata suspeito deve ser investigado e julgado; 99% apontam os baixos salários; 98,2% o treinamento e formação deficientes; 97,3% o contingente policial insuficiente e a falta de verbas para equipamentos e armas. Foram citadas ainda as leis penais inadequadas (94,9%) e a corrupção nas polícias (93,6%).

O quadro é trágico. Os policiais não estão satisfeitos com seus salários, nem com suas instituições e muito menos com sua preparação para o exercício da profissão (isso contribui muito para sua própria letalidade, que faz parte do genocídio estatal brasileiro). A sociedade tampouco está satisfeita com os policiais (de acordo com todas as pesquisas).

O distanciamento entre a polícia e a sociedade, sobretudo a mais carente, é abismal. Seguimos o modelo militarizado de polícia (criado na Europa no século XVIII, pela burguesia ascendente ao poder). O que funciona, no entanto, é a polícia comunitária, a única que viabiliza impulsionar atividades de participação cidadã na polícia e, reciprocamente, promover atividades de intervenção preventiva policial no entorno social.

Sem uma mudança radical de pensamento os policiais continuarão incrementando (ora como autores, ora como vítimas) os números da máquina de moer carne humana gerenciado pelo genocídio estatal brasileiro, que foi estruturado para fomentar a destruição massiva recíproca entre todas as classes sociais desfavorecidas pelas desigualdades brutais entre elas (de renda, de riqueza, de acesso ao ensino de qualidade, de qualidade de vida, de cultura, de patrimônio familiar, ética, autocontrole, equilíbrio emocional etc.).

  • Sobre o autorPor Um Brasil Ético
  • Publicações3444
  • Seguidores12608
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1151
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pesquisa-aponta-para-a-desmilitarizacao-da-pm/130279307

58 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Fico me perguntando, e aí os colegas podem me auxiliar, o por quê de não investirem melhor na polícia?
Será por que, uma polícia fraca, com treinamento inferior, com tantas amarras como nós vemos (onde os criminosos tem mais direitos humanos do que suas vítimas), onde impera o desrespeito (dentro e fora da comunidade policial), a insegurança (a ponto de um policial não sair fardado de casa, para proteger a família), os baixos salários, entre tantos outros inconvenientes, é mais fácil para corromper o integrante que acaba se rendendo a esse sistema?
Veja bem, num país como o nosso, onde impera a lei de Gerson, nem todo mundo (infelizmente) tem a convicção de agir por princípios rígidos, logo, uma boa parte acaba sucumbindo quando a necessidade por alimento, dinheiro e segurança física de seus familiares batem à porta.
Eu não imagino como seja sair de casa, com uma ENORME chance de não voltar mais, pois a minha "enxada" é uma caneta e não um revolver à cintura. Eu não saio para peitar a morte de frente. O máximo de cuidado que eu tomo quando estou fora de casa, é olhar nos dois lados da rua antes de atravessá-la, eu não preciso usar nada com kevlar, e nem sei se nossos heróis usam. Acredito que muitos não...
Eu admiro essas pessoas.
Sinceramente.
Pra mim, na minha tola opinião, aquela de alguém que não está totalmente integrada no assunto, privilegiar essa carreira, para muitos, é correr o risco de parar atrás das grades.
Porque?
Por que o policial de verdade, aquele que o é por vocação, ao ter tantas garantias e tantos benefícios, e sendo respeitado como deve ser, NÃO É CORROMPIDO. Aplica a lei onde ela é aplicável e ponto final.
Acredito que isso não seja de interesse para aqueles que podem mudar essa situação.
Uma pena!!! continuar lendo

Existem na caserna militar, duas correntes, as que são contra, minoria, as que são totalmente a favor, maioria.
Porém, a minoritária tem poder expressivo. continuar lendo

Sou Policial a 7 anos, infelizmente pela falta de interesse do Estado em melhorar a carreira policial, o aprimoramento funcional e intelectual do soldado, em conjunto com o descaço e a desumanidade da cúpula superior da organização, pretendo pedir demissão logo depois de concluir meu Curso de Direito e dar prosseguimento a uma nova carreira pela qual mim apaixono todos os dias.

Muito do que aprendi poderia ser utilizado em prol da sociedade, no que tange ao serviço policial militar, todavia quem faz direito e é policial é visto como vírus que infecta o resto da tropa, nenhum incentivo é dado ao ensino profissional ou ao estudante de curso superior, ao revés criam empecilhos para manter os Policiais anencéfalos, pois Policial ignorante é robô submisso e adestrado, do jeitinho que o Governador quer e prefere. continuar lendo

Mas por favor cite sua opinião em relação à possibilidade do uso da desmilitarização para possibilitar sindicalização e greves.

E, se possível, relate sobre qualquer ingerência que o Exército tenha realizado dentro da Força Policial de seu Estado. Vocês já receberam qualquer ordem emanada por algum general do comando militar de área ou da região militar (salvo alguma intervenção federal excepcional cumprida por solicitação do governador ou outro caso justificável à luz da lei)?

"Outros números: 73,7% são a favor da desvinculação do Exército;" continuar lendo

Jorge Soares disse tudo e mais um pouco pena que vcs não são unidos se não o governo teria que mudar tudo isso de errado que esta ai. continuar lendo

Abel Compri

Não ele não disse tudo e mais um pouco, se ele tivesse tratado sobre os assuntos que perguntei, eu não os teria perguntado.

Concordo com o que ele disse sobre os interesses dos governadores e sobre a baixa valorização da classe. Mas gostaria que ele mostrasse seu ponto de vista em relação à sindicalização e greves de policiais. Aproveitei ainda para lhe solicitar que corroborasse ou refutasse uma argumentação geralmente usada em prol da desmilitarização das PM que é uma possível subordinação das mesmas ao Exército.

Solicito-vos, Sr Abel, pois se abster de lançar bravatas nulas de conteúdo. continuar lendo

Um militar e aprendiz de direito que escreve "descaço" e "mim apaixono" recebe 7 votos. Trágico! continuar lendo

Entendo que a questão fundamental é a mudança de pensamento da sociedade a respeito da polícia, ainda prevalece no íntimo pensar da sociedade que a polícia carece de moral e também resquícios do regime militar que imperou neste País em que a polícia foi utilizada para calar as vozes dos cidadãos.
Ainda, em qualquer conversa informal sempre ouvimos que a polícia pode ser manipulada, que sofre influências indesejáveis, e os baixos salários favorecem esse o descaso com a lei, mas também ouve-se que a polícia é formada de cidadãos que ficam na mira de traficantes e outros tantos criminosos.
Creio eu que será preciso um trabalho de valorização do profissional como pessoa que é, valorizar primeiro a pessoa e em consequência teremos o respeito ao profissional.
De outro lado, conscientizar a sociedade que seu papel não é reclamar, mas sim colaborar com as instituições e que o Estado tem o dever de prover da Segurança Pública.
Já quanto à Mídia deveria agir de maneira a provocar a PAZ e não sobreviver dos infortúnios alheios, ou seja, se é para opinar que seja para elevar o pensamento das pessoas ao cuidado com o próximo e respeito às leis e não para incutir no pensar do cidadão que tudo está perdido. continuar lendo