jusbrasil.com.br
21 de Julho de 2017

Jornalista do vazamento IstoÉ, preservando Aécio, praticou canalhice? Lula e família denunciados pelo tríplex: “quo vadis”?

Luiz Flávio Gomes, Professor de Direito do Ensino Superior
Publicado por Luiz Flávio Gomes
ano passado

Aécio, Renan, Lobão, Jucá e Raupp teriam também sido citados por Delcídio em sua delação premiada. Se a jornalista da IstoÉ viu isso e só informou parte dos fatos, praticou uma canalhice monstruosa, porque não se apegou à verdade e, ademais, fez todos nós de idiotas. A delação por si só não prova nada (no entanto). Ela é apenas fonte de prova.

Jornalista do vazamento Isto preservando Acio praticou canalhice Lula e famlia denunciados pelo trplex quo vadis

Lula e sua esposa foram denunciados pelo Ministério Público de São Paulo por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica (crimes relacionados com tríplex de Guarujá). Aos seus dois filhos e outros acusados, além desses, foram imputados mais dois crimes. Eles serão citados e apresentarão defesa preliminar. Depois a denúncia será recebida ou rejeitada. O que derruba a presunção de inocência são as provas.

Se o Lula for nomeado ministro, o que ocorre com o processo? Já veremos.

Antes: a verdade morreu diante de algumas canalhices midiáticas? Se a jornalista sabia de todas as demais delações do Delcídio (se sabia) e não nos informou, perdeu sua conexão com a verdade. Isso significa flertar com o inferno e ignorar Protágoras, que dizia: “O humano é a medida de todas coisas”.

Quem informa fatos pela metade (sabendo do todo) nos trata como tolos e imbecis (como meros sujeitos-sujeitados-receptor ou recipiente). E não mede as consequências do ato. Proscreve na raiz o “Penso, logo existo” (de Descartes).

Seguindo o filósofo José Pablo Feinmann[1], durante toda Idade Média quem sabia da verdade era Deus (vigorava o poder pastoral – Foucault). A quem mentia e se arrependia restava o confessionário (a CIA da Igreja). Quem não se arrependia, o destino era a Inquisição. Descartes muda isso em parte (pensamos por nós mesmos, não por seres sobrenaturais).

Mas foi Kant quem revolucionou: “Todo conhecimento começa pela experiência” (pelo mundo dos fatos, pelo substrato empírico, pela materialidade das coisas). Há fatos (e não só interpretações, como queria Nietzsche). Mas a “verdade” se fixa pelas interpretações. Dai dizer Foucault que a “verdade” é a luta de interpretações.

Mas interpretações são uma coisa e inventar fatos ou narrar fatos pela metade é totalmente diferente. Isso já adentra o terreno maquiavélico da canalhice.

Por força da delação do Delcídio (especula-se) Aécio teria se envolvido naquela propina da Petrobrás para enterrar uma CPI dessa empresa. Sérgio Guerra (ex-presidente do PSDB) teria recebido R$ 10 milhões. Nesse imbróglio estaria Aécio. Vamos ver as provas. De qualquer modo, de tudo isso já deveríamos ter sabido pela IstoÉ (se ela sabia de tudo).

Importa saber (de todo agente público) se ele é um ladrão ou um capacitado para a atividade pública. Quando a mídia se comporta inveridicamente, desrespeita o sujeito (e nos trata como objeto).

Quanto a Lula: qualquer que seja a dialética histórica (estamos seguindo novamente o filósofo Feinmann), seus três momentos são: afirmação, negação da afirmação e negação da negação.

A denúncia do MP de São Paulo faz uma afirmação (Lula praticou lavagem de dinheiro e falsidade ideológica). Ele e sua família negam a afirmação. Somente as provas poderão “negar a negação” (e estabelecer a “verdade”, ainda que seja só processual, limitada).

O terceiro momento é a síntese de tudo. Esse é o momento da totalidade (e a totalidade é o verdadeiro, dizia Hegel).

Síntese que todo Brasil espera ansiosamente. A polícia e a Justiça não podem investigar este ou aquele corrupto: tem que investigar a corrupção, que é inimiga do nosso crescimento e fonte de enriquecimento, sobretudo dos barões ladrões (= ladrões cleptocratas).

E se o Lula for nomeado ministro? Passa a ter foro especial (no STF) e altera-se a competência dos inquéritos e processos imediatamente. Ele, nesse caso, sairia da jurisdição da Justiça paulista assim como da Vara Criminal de Sérgio Moro.

Acho que Lula e todos os demais agentes públicos do país (Aécio, FHC, Renan, Cunha etc.), acusados de desvio de dinheiro público, devem ser devidamente investigados (conforme a lei). Todos!

A historiografia e a Justiça dirão, ademais, se verdadeira ou não a seguinte frase de 1998, atribuída ao Lula: “No Brasil é assim: quando um pobre rouba vai para a cadeia, mas quando um rico rouba vira ministro”. Critica-se o Lula por muitas coisas (assim também como o elogiamos pela evolução dos indicadores sociais, aproveitando-se de um momento econômico favorável), mas em vários momentos ele diz grandes verdades sobre nosso País. Vejamos se acertará ou não (desta vez).

  • CAROS internautas que queiram nos honrar com a leitura deste artigo: sou do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE) e recrimino todos os políticos comprovadamente desonestos assim como sou radicalmente contra a corrupção cleptocrata de todos os agentes públicos (mancomunados com agentes privados) que já governaram ou que governam o País, roubando o dinheiro público. Todos os partidos e agentes inequivocamente envolvidos com a corrupção (PT, PMDB, PSDB, PP, PTB, DEM, Solidariedade, PSB etc.), além de ladrões, foram ou são fisiológicos (toma lá dá ca) e ultraconservadores não do bem, sim, dos interesses das oligarquias bem posicionadas dentro da sociedade e do Estado. Mais: fraudam a confiança dos tolos que cegamente confiam em corruptos e ainda imoralmente os defende.

[1] Ver FEINMANN, José Pablo. Filosofía política del poder midiático. Buenos Aires: Planeta, 2013, p. 586-589.

79 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não entendo o espanto com a imprensa brasileira. Há dois dias da eleição a Veja adiantou o lançamento da edição da sua revista, e o Jornal Nacional deu abordagem especial ao vazamento de um vídeo onde Paulo Roberto Costa falava que os deputados do PT recebiam 3% em cima das obras aprovadas.
Neste mesmo áudio, Paulo fala de 56 milhões de dólares que foram enviados para a Suiça nas contas do PSDB e da propina de 10 milhões que o PSDB deu para abafar uma propina.

Advinha qual parte não foi divulgado em NENHUM canal de TV, revistas e jornais?

Pois é...

Nada mais me surpreende vindo da imprensa. continuar lendo

Tem jornalista que pratica a presunção de culpa em uma investigação, entretanto trabalha em emissora também investigada.
Assim como o protesto do dia 13 não será contra a corrupção, será apenas contra a corrupção atribuída ao PT. As demais corrupções? irão fingir que não exitem, ou aplicar a presunção de inocência.

Protesto do Direito Penal do Inimigo:

Entidades de esquerda contra a corrupção (acusação), porém só do Cunha
Protesto do dia 13 contra a corrupção(acusação), porém só do PT.

O direito Penal do Inimigo ideológico é simples:

Em qualquer conduta tipificada como crime, irão perguntar quem é? a partir daí começa o malabarismo dos princípios, leis, etc.. É como dizem: mudou a cor da camisa , muda a interpretação e indignação. continuar lendo

Pior que uma imprensa parcial, é um judiciário parcial.
Os 56 milhões de dólares nas contas suíças do P$DB, os 10 milhões do "abafamento", as delações mencionando Aécio, a Lista de Furnas, os descalabros do Cunha, a relação espúria entre Globo-Brasif-FHC... tudo isso é despachado para o gabinete do Dr. Cestório (lixo) ou para alguma gaveta amiga onde aguardará, placidamente, a prescrição.
Há objetivos claramente político-partidários por trás de cada ato e cada etapa da chamada "Lava Jato", e não são no melhor interesse da nação.
Ademais, parece ter se instalado, em parte de nosso aparato policial e judiciário, a visão do Direito Penal do Inimigo (G.Jakobs) em que o suposto criminoso não é visto simplesmente como um delinquente, mas como uma não-pessoa, um não-cidadão, e portanto desprovido de direitos.
Aqueles que hoje comemoram a aplicação dessa lógica ao PT, aos petistas e a outros desafetos fariam bem em repensar o foguetório, já que nada impede que, em prosperando esse uso, venham a ser eles também vítimas de arbitrariedades. continuar lendo

Falou e disse tudo, caro Weslei F. É essa a sensação que tenho quando vejo alguns indivíduos somente apontando a corrupção do PT (que está clara). Mas escondem esse senso de justiça quando a corrupção é de outro partido. Isso se chama hipocrisia a meu ver. continuar lendo

Não sou jurista afamado, siquer sou advogado.Sou apernas um aposentado pela Previdência Social que sofre há quase 25 anos pela "incompetencia, ganância, conchavos e corrupção dos presidentes que passaram pelo palácio do planalto (uma ainda se encontra lá), que mercê dessas negociatas fizeram com que em especial minha classe (aposentados) amargue ainda hoje mais de 82% de perdas em nossos parcos proventos.E ainda assistimos aqui nesse espaço, afamados (ou não) advogados e juristas em uma luta de palavras, uns ora atacando o PT, outros ainda atacando o PSDB.
Ora senhores, quem se importa (falo do povo) que seja Lula, FHC, Color, Renan,Cunha,Sarney,Serra,Gleisi,Romero Jucá Dulcidio ou sem lá mais quem? Para nós, pobre povo oprimido diariamente nas filas dos hospitais, nas compras do super-mercado, que importa quem seja o larápio da vez.O que queremos mesmo, é que essa" roubalheira e impunidade " tenha fim, e quer os culpados, sejam eles de que partido forem, ou mesmo sem partido;sejam devidamente punidos e importante, que sejam obrigados a devolver tudo q continuar lendo

Completando: que sejam obrigados a devolver tudo que desviaram do erario público e mais; que sejam proibidos de voltar a carreira política nem que para isso seja precisa mudar leis .
Ass. um aposentado que ainda pensa. continuar lendo

Informações privilegiadas somente para poucos que consegue um furo de reportagem.Se for contra o PSDB esqueça as denúncias, á nossa imparcial justiça não vai dar em nada e não causa estranheza este grupo midiático atacar somente uma legenda.Está configurado um golpe de estado. continuar lendo

Informações privilegiadas somente para poucos que consegue um furo de reportagem.Se for contra o PSDB esqueça as denúncias, á nossa imparcial justiça não vai dar em nada e não causa estranheza este grupo midiático atacar somente uma legenda.Está configurado um golpe de estado. continuar lendo

Olha, sempre defendi o Lula e acho que ele foi um dos melhores presidentes que já tivemos... Mas se Aécio e companhia forem julgados também (e pelo mesmo critério de Lula e companheiros), eu ficarei muito feliz, mesmo com o Lula indo preso. Estarei triste por ver um cara que tanto admirei como o Lula sendo provado criminoso, mas estarei muito mais feliz por ver a corrupção sendo intolerada no seu nível mais alto no nosso país pela primeira vez! Será um exemplo par que nossos filhos e netos pensem diferente no futuro, sem mais "jeitinho brasileiro"!
Abraço a todos! continuar lendo

Então o PT só pode ser julgado se a oposição também for? Oras... continuar lendo

Não distorce as coisas, Eduardo.
A perspectiva é outra. O que não pode é SÓ O PT ser julgado.
Isso é antidemocrático. A Justiça não tem que ser imparcial?
Nessas situações, não existe justiça parcialmente feita. Isso somente serviria para dar poder para alguns escolhidos.
Todos tem que ser julgados.
E todo mundo tem que ficar de olhos abertos. Lembro que o Aécio até fez discurso durante as manifestações do ano passado. continuar lendo

A questão não é julgar só o PT amigo, a questão é demais siglas partidárias estão envolvidas! A justiça tem que ser ''Erga Omnes" ou seja, valer para todos. Abraço. continuar lendo

Fausto, julgado tem que ser todos que cometem crimes. Mas parece que agora só se pode investigar o PT se antes acusarem a oposição também.

As demais siglas estão envolvidas? Oras, que sejam evidenciados os fatos e a investigação seja feita. O que já vi aí foi personagens dizendo 'ouvi dizer que o PSDB', 'escutei dizer que Aécio'... Lula foi acusado diretamente por Delcídio e até semana passada nem investigado era. Mas a simples citação de nomes da oposição, sem nada além disto, torna-se motivo de 'é preciso investigar a oposição também'...

O PT foi eleito se dizendo o mais puro do mundo e hoje a única coisa que sabe dizer é 'todos fazem isto'... continuar lendo

Meu caro Lucas Brito. Primeiramente Lula está sendo indiciado e será julgado em instância diferente daquela de Aécio, que possui fórum privilegiado. Para que haja punição ao PSDB ISTO é a outros 26 deputados federais e senadores delatado, é preciso que o sr. Janot deixe de buscar retaliação única ao Eduardo Cunha e dê andamento às demais investigações e indicia menos sob sua guarda. Não apenas PSDBistas, como Aécio, Sérgio Guerra e Anastasia, aguardam pelo sr. Procurador, mas Renan Calheoros, Collor de Melo, Gleyse Hoffman, entre outros. Este mesmo sr. Janot que alegou não possuir competência para investigar a citada Presidente da República (então quem teria?), e que pede prazo e mais prazo para apresentação de denúncias,
Lula está completamente envolvido e será preso, mas se Aécio (e os demais políticos envolvidos) escapar, será por ineficiência da PGR e não parcialidade da equipe da Lava Jato. continuar lendo

Caro Lucas,

Entendo perfeitamente o que você está expressando. Apenas trata-se de querer um processo justo e igual para todos.

O Sr. Eduardo R. parece não entender isso. E mais, parece ser mais uma vítima do processo de blindagem que ocorre na imprensa e que o Professor evidencia em seu texto.

Aécio foi citado sim na suposta delação do Senador Delcídio, além de ter sido citado mais outras 4 vezes em delações e delatores diferentes. Algo assim valeria no mínimo uma investigação mas...

Acredito que, um dia, saberemos o que está realmente por detrás dessas "coberturas"

Abraços continuar lendo

"Ineficiência" Gostei desse termo para impunidade dos outros partidos! Será por ineficiência....Só rindo mesmo. . Vou punir meus inimigos e deixar de punir meus apadrinhados por ineficiência...Taí gostei. continuar lendo

Sr.Lucas Brito, assista o que segue,e verás quem é Lula.

homemculto.com/.../a-farsa-do-falso-metalurgico-na-falsa-greve- continuar lendo

O povo brasileiro quer saber a verdade. Não nos interessa se é Aécio, Lula ou Dilma ou Marina. O que interessa ao povo brasileiro, que está pagando impostos e movimentando a economia, é a verdade e não se é esse ou aquele. Vamos apurar até o fim. Essa é a esperança de todos. continuar lendo

Perfeita colocação. Moro não é Deus para decidir qual sigla investiga ou deixa de investigar, a justiça deveria cega na Lava a Jato. Queremos investigação de todos e uma imprensa de fato imparcial. continuar lendo

O curioso é que nunca foi exigido NENHUMA evidência quando o PT - em particular, Lula e Dilma -, quando saia a bradar que FHC quebrou o país várias vezes, que FHC trouxe miséria ao país, que a oposição tudo de ruim...

Mas uma coisa me deixa em dúvida... Com uma bomba desta em mãos o PT NUNCA utilizou nas eleições? Será que é por excesso de pudor? Que se investigue tudo e puna-se os culpados. Mas que esta história está muito estranha, ah, isto está... continuar lendo

Essa também é a minha maior dúvida sobre o tamanho da corrupção nos governos FHC e outros do PSDB. O PT teve, por 13 anos, uma influência enorme sobre as investigações no pais.
Se os crimes do PSDB fossem tão grandes e evidentes, me parece impossível que não fossem investigados e levados a processo.
Não tenho dúvida de que houve corrupção sob o PSDB mas a incapacidade do PT em promover a investigação e processo me parece indicar que não se chegou nem perto do que se instituiu no Brasil nos governos petistas.
De qualquer forma, grandes ou pequenos, os crimes cometidos pelo PSDB precisam também ser investigados e punidos. continuar lendo