jusbrasil.com.br
28 de Fevereiro de 2020
    Adicione tópicos

    Arma de fogo e arma branca

    Luiz Flávio Gomes, Político
    Publicado por Luiz Flávio Gomes
    há 9 anos

    No “Descomplicando” desta semana, abordaremos temas atinentes ao Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03).

    Por esta razão, iniciaremos os nossos estudos com o conceito de arma de fogo, previsto no artigo 3o, inciso XIII, do Dec. 3.665/2000, in verbis:

    - arma de fogo: arma que arremessa projéteis empregando a força expansiva dos gases gerados pela combustão de um propelente confinado em uma câmara que, normalmente, está solidária a um cano que tem a função de propiciar continuidade à combustão do propelente, além de direção e estabilidade ao projétil;

    O conceito de arma branca, por sua vez, é obtido por exclusão. Isto é, considera-se arma branca aquela que não é arma de fogo. Arma branca pode ser própria (produzida para ataque e defesa) ou imprópria (produzida sem finalidade específica de ataque e defesa, como o martelo, por exemplo).

    Fonte:GOMES, Luiz Flávio. Legislação Criminal Especial. RT

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Estou muito apreensiva com a provável lei de armamento em nosso país. Sou da opinião que a arma desenvolve em quem a possui, uma força, um poder acelerado.
    Nossa população está muito sedenta por "justiça" isso a fará refém de seus desejos inconscientes.
    Um governo incapaz de diminuir a criminalidade com políticas de segurança pública a quem cabe exercer a função. Prefere jogar esta responsabilidade que lhe cabe nas mãos do povo. Ao invés de aparelhar e treinar a polícia para enfrentar a criminalidade. continuar lendo