Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Renan virou um liberal garantista

Publicado por Luiz Flávio Gomes
há 9 anos

Renan virou um liberal garantista

Nosso cérebro não suporta a incerteza nem a insegurança. Somos, ademais, tribalistas. Adoramos classificar, sobretudo pessoas. Queremos sempre saber se fulano (a) é “dos nossos” ou um adversário (a). A distinção original (ser direita ou esquerda, ser conservador ou liberal) foi inventada às vésperas da Revolução Francesa (1789): a direta (conservador) seria contra as mudanças sociais; a esquerda (liberal, progressista) seria o contrário. Isso, no entanto, já não faz sentido (diz Hélio Schwartsman). A diferenciação hoje passa por escrutinar temas polêmicos como aborto, uso de drogas, porte de armas, casamento gay, pena de morte, consumo de transgênicos, direitos dos animais, destruição da natureza, redução da maioridade penal etc. A resposta dada a um conjunto de temas constituiria a pista para se definir uma pessoa “de direita” (conservador) ou “de esquerda” (liberal, progressista).

O bom humor norte-americano diz: “conservador é o liberal que foi assaltado; liberal é o conservador que foi acusado formalmente de um crime; reformador convicto dos presídios é o conservador que está encarcerado” (veja Adam Gopnik, La jaula de los Estados Unidos). O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que já aprovou incontáveis leis penais populistas conservadoras, se converteu prontamente num liberal garantista, atacando o Procurador-Geral da República, em nota oficial, porque ele teria pedido sua investigação “atropelando” a legislação, não lhe garantindo acesso prévio às informações e não dando o direito de se defender antecipadamente (O Globo 7/3/15). Se as acusações contra Renan são verdadeiras não se sabe. Mas, onde está escrito no processo penal brasileiro esse direito de defesa prévia antes da investigação? Em lugar nenhum. Resolução do CNJ não é lei. Pezão (governador do RJ) reclamou: “Tenho 32 anos de carreira pública e lamento muito ter de passar por esse tipo de exposição. Já fui julgado e condenado e só agora vão me dar o direito de defesa”. Privilégios combinam bem com países cleptocratas. Goethe dizia: “Viver a seu gosto é coisa de plebeu; o nobre aspira a ordenação e a lei”.

De outro lado, não é preciso mais que um assalto ou mesmo o medo dele para que o liberal se converta num empedernido populista penal conservador, que clama por duras sanções contra o “perigoso” marginal, mesmo nas situações de insignificância. E quem são os reformadores? São os conservadores que estão encarcerados. Conrad Black, um dos magnatas conservadores da imprensa norte-americana, na prisão, se converteu num reformador exemplar. No Brasil, desde novembro/14, estão presos vários executivos das construtoras acusadas de serem protagonistas do escândalo cleptocrata da Petrobras.

Um deles disse (veja Estadão 8/3/15): “O cara que apanha tanto já tá acostumado [com todo esse ambiente deletério], mas é uma exposição pra gente e as famílias chegam aqui destruídas”. Para o cara que apanha tanto (!), tudo pode; para a elite a prisão é um depósito deplorável e medieval (que deveria ser reformado). Os executivos pedem mais: uma “biblioteca comunitária”; “passar mais tempo com a família, ter acesso a telefonemas, se livrar dos barulhos dos aparelhos localizados perto das celas, ter mais tempo para banho de sol etc.”. Tudo que os acusados de ladroagem cleptocrata reivindicam é o que está na lei, nas constituições e nos tratados internacionais, que deveriam valer para todos. Mas a realidade é completamente distinta de tudo que está escrito nas leis. A crueldade dos presídios, como se vê, não tem nada de legal.

P. S. Participe do nosso movimento fim da reeleição (veja fimdopoliticoprofissional. Com. Br). Baixe o formulário e colete assinaturas. Avante!

  • Sobre o autorPor Um Brasil Ético
  • Publicações3444
  • Seguidores12610
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações545
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/renan-virou-um-liberal-garantista/182167759

18 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O maniqueísmo de direita e esquerda é uma das boas provas que o ser humano é ser de adesão e não de cognição. Que acaba se perdendo na própria antítese das ideologias que pretende aderir e na harmonia de ideologias diversas. continuar lendo

Prezado André, para um entendimento cabal da posição do senador e do autor do texto, sugiro a leitura do artigo "Impostos, moralidade e ética" por Hans-Hermann Hoppe http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=926 O que há de justo e moral em um grupo de pessoas vivendo parasiticamente à custa de outro grupo de pessoas? continuar lendo

Obrigado Marcos Paris, não que eu não tenha um viés anarco-liberal, até porque antes do Hans Hermann o Bakhunin ou Proudhon por outros argumentos diametralmente opostos já se colocaram contrários ao Estado e seus privilégios. A diferença que eles vão além do sr. Hans Hermann e entendem que a propriedade em si é um roubo e o Estado é um meio de garantir esse roubo. Assim, os impostos seriam o meio adequado para perpetuação da propriedade. Não sei o que seria do colapso americano de 2008 sem o dinheiro dos impostos, talvez pela teoria do sr. Hoppe, seria uma boa chance dos Bancos Itaú e Bradesco dominarem o sistema financeiro americano. Eu acharia inusitado o Bradesco comprar o Golden-Sachs ou o Lehman brothers depois da trapalhada (leia atentado terrorista) contra a economia americana.
Como bem esposado pelo senhor, embora exija uma leitura nas entrelinhas do texto (sic), vemos que o autor do texto tem razão quanto aos sofismas, antíteses e paradoxos da Realpolitik. podemos aduzir também: "É próprio do sistema anarco-financeiro capitalizar o lucros e socializar o prejuízo".
Assim enquanto o ser humano de base é um ser de adesão, os lobos, a raposas velhas através do animal spirit são seres de situação e conveniência. São os porquinhos de Orwell. continuar lendo

Metamorfose ambulante (dos seus próprios interesses). continuar lendo

Para mim sempre será um oportunista, típico político que vive às custas do Estado, aliado, ou opositor, a saber da ocasião... continuar lendo

Incrível, Professor, o Senhor consegue de forma clara expressar aquilo que sentimos. As elites pouco se importam com quem está aqui em baixo, mas quando são presas exigem o cumprimento da lei e o respeito por sua dignidade. continuar lendo

E, só agora, pensam nas suas respectivas famílias... continuar lendo