Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Vaccari preso. Que isso significa?

Quatro aspectos são relevantes tratar.

Publicado por Luiz Flávio Gomes
há 9 anos

A corrupção sempre existiu em todas as épocas e ainda acontece em todos os governos de todas as tendências ideológicas. A prisão de Vaccari (tesoureiro do PT), depois do mensalão, dopetrolão etc., tem, no entanto, um significado específico (ainda que ela seja revogada prontamente). Seria o PT o partido mais corrupto da história? Quatro aspectos são relevantes tratar.

Vaccari preso Que isso significa

Primeiro: note-se que Vaccari não foi preso por ser acusado de ter colocado no seu bolso o dinheiro da corrupção. Isso pode também ter ocorrido. Mas sua prisão se deve primordialmentepor ser tesoureiro do PT e por ter recebido a propina dos empreiteiros e outros apoiadores de campanha em nome do partido para a manutenção dele no poder. Isso significa que a corrupção do PT é sistêmica. José Murilo de Carvalho (no livro Corrupção – Ensaios e críticas – Humanitas) fez um interessante balanço histórico da corrupção. Afirma que a corrupção muda de sentido conforme cada época. No Império (1822-1889) e na Primeira República (1889-1930), o sistema todo era tido como corrupto. Não se acusava D. Pedro II, sim, o sistema. Não se acusava um único presidente da Primeira República, sim, o sistema. Não eram acusações individuais, sim, sistêmicas.

A partir de 1945, com a UDN, houve uma mudança na percepção da corrupção: ela passou a ser individualizada (Getúlio é um corrupto, diziam seus opositores). Trata-se de uma concepção moralista-individualista. O golpe civil-militar de 1964 também falava em limpar os corruptos (sonho nunca realizado, evidentemente). Collor de Melo era o caçador de “marajás”. No governo do PSDB (1994-2002) algumas foram acusadas de corrupção (para seus opositores, o sistema inteiro seria corrupto). Com o PT voltou de forma clara a percepção sistêmica da corrupção (o que afeta o modelo democrático-representativo como um todo, que foi “comprado” não somente pelos barões-ladrões, senão também pelo próprio partido).

Segundo aspecto relevante: diz respeito à independência da atuação da Justiça (Polícia Federal, Ministério Público, Juízes e Tribunais). Pela primeira vez na história os cleptocratas (acusados de ladroagem das classes sociais poderosas) são presos e encurralados às dezenas concomitantemente. Quanto melhor funciona a Justiça mais percepção se transmite da certeza do castigo. É essa certeza do castigo que pode ter relevância na prevenção da corrupção (junto com educação e medidas preventivas concretas). Não adiante apenas mudar a lei. É a certeza do castigo que vale (isso já era dito por Beccaria em 1764, mas até hoje não foi aprendido pelos demagogos nem pelos que acreditam otariamente neles).

Terceiro: no campo probatório está acontecendo uma verdadeira revolução, em razão das delações premiadas. Elas mostram o caminho do crime (bem como das provas). A PF não conseguiu muitas provas por si só. Foram as delações “revolucionárias” que possibilitaram isso. Mudança copérnica no sistema judicial.

Quarto: se a corrupção do PT está sendo percebida como sistêmica (corrupção para a preservação do partido no poder), isso tem reflexos políticos diretos em todo o partido. E alcança, logicamente, Dilma e Lula. O PT, de acordo com suas próprias pesquisas internas, nos últimos meses afundou em termos de credibilidade. Então podemos chegar ao impeachment? Algo difícil neste momento, porque apenas as classes médias estão nas ruas protestando. Elas não estão tendo o apoio nem das classes baixas (subalternas, oprimidas, marginalizadas) nem das classes dominantes (que estão encurraladas pela corrupção). No momento doimpeachment de Collor todos estavam contra ele, a começar pelo Congresso Nacional. Dilma, dividindo o poder com o PMDB (melhor entregar os anéis que perder os dedos), assegura, por ora, sua permanência no poder. As classes médias, para conseguirem mudanças políticas dependem de apoios tanto dos de cima (dos ricos) como dos de baixo (pobres e miseráveis). A opinião pública (classe média) só consegue avanços quando conta com a opinião publicada (dos ricos, que mandam na grande imprensa) bem como com a opinião popular (classes subalternas, oprimidas e marginalizadas).

https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/201012150&color=ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false

  • Sobre o autorPor Um Brasil Ético
  • Publicações3444
  • Seguidores12608
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações791
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vaccari-preso-que-isso-significa/181393344

122 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Procura-se criminalizar o Vaccari e não o partido, pois todos os principais partidos, PSDB e PMDB receberam doações de mesmo vulto ou maiores, logo se o princípio é criminalizar os partidos, os três deveriam ser condenados.
Ou alguém acredita que o dinheiro que ia para o PT estava carimbado: Dinheiro Sujo.
E no dinheiro que ia para o PSDB e PMDB o carimbo era outro: Dinheiro Limpinho.
Eu deixei de acreditar no Coelhinho da Páscoa e no Papai Noel há mais de 50 anos! continuar lendo

Rogerio Maestri> Não se desespere, e pode voltar a acreditar em ambos, Coelhinho da Pascoa, e Papai Noel. Eu vou explicar porque: Na atual circunstancia, criminalizar os partidos seria decretar o fim do PT. Então o Sr. Vaccari entra como boi de piranha, sabendo que logo estará livre, leve, e solto. Lembra-se do outro tesoureiro? O Delubio Soares ? O Delubio ainda saiu como um dos heróis do PT. Quanto à sua vontade de tentar criminalizar o PSDB e O PMDB, ai o senhor terá que se contentar só com a criminalização do PMDB. Ou o senhor não se lembra que a divisão da propina era feita somente entre o PT, PMDB, e PP? O PSDB recebeu sim dinheiro de algumas das empreiteiras, mas foi só, e tudo contabilizado. Já o PT recebeu dinheiro de mais Empreiteiras, acrescido de um Plus que, eram as propinas. Agora não há mais jeito, já houve a delação premiada, e esta tudo em vídeos guardados em cofres. E se o senhor lançar um grito de socorro dizendo: E agora quem poderá salvar-me? Nós mandaremos o Chapolin Colorado em seu auxilio. E ai o senhor terá 3 personagens em quem acreditar. Porque realmente o resto está muito difícil. continuar lendo

Vaccari preso. Que isso significa?
Significa que precisou uma mulher chegar ao Poder para deixar que as instituições trabalhem! Nada de tapinhas nas costas.
O resto, é hipocrisia e partidarismo. continuar lendo

Gostei da análise! Nenhum governo passa ao largo da corrupção, mas ela se manifesta em intensidades diferentes dependendo de quem governa. continuar lendo

Uma no cravo, duas na bigorna.
Até agora não entendi de que lado ou com que propósitos se manifesta o competente jurista autor. Deixei de ler seus últimos artigos por temor à parcialidade e advocacia preventiva do grupo político dominante.
Este artigo, lido casualmente, é um resgate de credibilidade.
Parabéns
O Véio. continuar lendo

O artigo pergunta :
"Vacari preso.O que significa."

Significa que foi preso TARDIAMENTE, já que sua gestão a frente da BANCOOP mostrava do que era capaz esse meliante.
Mas como no Brasil o dinheiro tudo pode não foi condenado, embora provas existissem as pencas e pessoas tivessem sido ludibriadas por esse senhor de passado duvidoso.
Tivesse a justiça agido com maior rigor e presteza lá atrás, essa pessoa NÃO estaria a frente dos recursos do partido dos trabalhadores, se bem que o PT não quer ninguém honesto cuidando de suas contas, enfim, antes tarde do que nunca, prisão justa e que seja MENOS um a roubar o país.. continuar lendo

É lamentável tudo que está acontecendo, e a classe média como o Dr citou não tem o apoio das classes baixas, talvez porque por mais corrupto que o PT seja, programas sociais foram implantados coisa que em outros governos não se via. Oportunidades como se formar em uma faculdade ou até mesmo estudar fora do País e poder competir em igualdade como está na CF e poder concorrer com os filhos dos manifestantes da "classe média". Talvez isto explique o isolamento da classe. continuar lendo

Oportunidade de se formar em uma faculdade não implica em competição igualitária, pois não foi elevado o nível educacional da população carente de recursos.

Com certeza os programas ajudaram, ajudam e ajudarão a muitas pessoas, triste é ver isso usado para o projeto de perpetuação no poder. continuar lendo

Amigo Edu
O único programa social que vejo nos dias de hoje é o Bolsa Voto que sustenta o poder com 70 ... 100 reais ... para cada brasileiro miserável que continua sofrendo como vem sofrendo há décadas. O Brasil cresceu nas últimas décadas por causa de seu povo, por causa do Real, por causa da tecnologia cada vez mais replicada pela internet e por causa dos que acreditam ainda no país como eu e tantos outros. No âmbito social, nada mudou, o setor de saúde, educação e segurança pública continuamos amargando as últimas colocações no planeta inteiro. O PT, PSDB e quaisquer partidos nada fazem (apesar da criação do Real), a não ser, sugar recursos da nação em proveito próprio e de sua tchurminha. Não acredito em nenhum político, em nenhum partido, mas acredito na Lei, por isso acho que devemos fiscalizar muito de perto antes da criação de cada uma delas pra não ficarmos aqui defendendo o indefensável. Ainda que o PSDB ou o PT tenham feito por nós, ainda assim, teria sido muito pouco, pelo que pagamos de impostos e pela falta de uma gestão competente do país. Esqueçamos o político e fiscalizemos o que eles fazem !!! continuar lendo

Edu,
Você somente esqueceu de um detalhe: a classe média é que arca com as altas cargas tributárias para sustentar, com programas eleitoreiros, as classes baixas, que não pagam impostos.
Isso é justo? continuar lendo

Caro Henrique, todos nós pagamos impostos na medida em que tudo que se compra traz uma elevada carga tributária. continuar lendo

Sinto muito, Henrique de Souza, mas falar que as classes baixas não pagam impostos é um atestado de analfabetismo em economia. continuar lendo

Excelente. Parabens pela coragem em falar uma verdade que dói em muita gente.
Como escrevente do TJ, posso responder a pergunta do nobre doutor henrique.
Respeito sua opinião Dr, mas a classe média ASSIM COMO QLQR UM paga os impostos, é tudo vinculado, nao tem como nao deixar de pagar a maioria deles. Atuo no setor de Execução Fiscal, e quem mais deve às Fazendas Públicas, é a tal Classe Média. Pessoas que devem entre 2.000 reais a 50 mil em impostos, ICMS, IPTU, IPVA etc. Pobre qnd deve , geralmente se vira e paga, Rico tbm pq acaba vendo imoveis sendo penhorados, é menos por carater.
Na minha época (FHC) era muito raro alguem da classe media baixa ter um tenis da NAURU, uma bermuda da BURLEY, etc. Passar em Faculdade Pública?? nem pensar. Hoje, qualquer um tem um GALAXY, um carrinho.. acesso a internet.. condições mais iguais de acesso a universidades. alem de FIES, PROUNI etc.. Que governo PÉESSSIMO é esse tbm, nao consigo entender. Governo perfeito... só na Suiça. Corrupção na Petrobras? Sim, esta sendo investigado e pessoas presas. O que nao vi na CPI da CORRUPÇÃO QUE O FHC ENGAVETOU. O PROPINODUTO ETC.. Parabéns a presidente Dilma! Sou da classe média.. e nao faço chororô por impeachment., muito menos peço volta da ditadura, nao faltei às aulas de historias. continuar lendo